Uma breve apresentação.

Olá, estimados leitores! É com um imenso prazer e gratidão que venho lhes escrever. Manterei minha identidade preservada, acho que no anonimato poderei me expressar melhor e ainda evitarei magoar muito àqueles que eu amo. Chame-me apenas VENCEDOR. Mesmo entendo pouco sobre sites, blogs e tudo isso mais resolvi fazer meu Blog. Achei que era necessário contar ao mundo algumas de minhas experiências. Claro que quase todas essas experiências as quais me refiro me causam ainda muita vergonha e arrependimento. Mas me sinto cada vez melhor, à medida que o tempo se vai. Então por que escrever? Para alertar ao mundo sobre as conseqüências de nossos atos. Para que vocês pais cuidem de seus filhos. Não estou dizendo dar dinheiro, carro, boas roupas, mordomias, etc. Pais, cuidem da formação moral de seus filhos! Simplesmente pelo fato de vocês terem as melhores intenções, não implica que os resultados destas boas intenções serão os melhores. Cuide de todos que você ama para que não caiam no mesmo mundo escuro e sombrio no qual eu “entrei”. Sou um ex-viciado em CRACK. Consumi a droga diariamente por quase três anos. Com toda a certeza foram os piores da minha vida. Hoje (23/06/2009) estou “limpo” há nove dias. Sei que é um tempo muito curto, mas afirmo que tenho me sentido maravilhosamente bem nesses ultimos dias. Como já não me sentia ha 3 anos. Por isso comecei a escrever. Espero aqui, pode ajudar a todos que queiram ajuda, poder dar uma esperança e um exemplo de como podemos superar nossos maiores problemas. Só depende de nós! Muito cuidado com o primeiro gole, com o primeiro trago, com o primeiro baseadinho. Se você tiver algo mais pra tomar cuidado é porque já não se cuidou o suficiente. Mas pra tudo há uma saída depende apenas de nós. Decida viver!

24 junho 2009

O que é a dependência quimica?

Também chamada Adicção, é uma doença mental e física (obsessão + compulsão). Atua em todas as áreas (física, mental e espiritual) do indivíduo. A dependência química/adicção é uma doença crônica, progressiva, incurável e fatal. Progride mesmo quando o dependente químico/adicto não está usando drogas.

Assim como um diabético, o dependente químico/adicto em recuperação consegue apenas estacionar a doença, nunca curá-la. Aqueles que não conseguem estacionar a doença, morrem e matam em consequência dela – acidentes de carro, suicídios, assassinatos, HIV, hepatite, etc. Quem não morre tem outros destinos: prisões ou o hospício.

Grupos de ajuda: A idéia de que a recuperação de um alcoólico era possível antes que a sua saúde fosse definitivamente prejudicada juntou em 1935 um médico e um corretor da bolsa de Nova Iorque que tinham um problema em comum: o alcoolismo. Assim nasceram os Alcoólicos Anónimos.

Baseado no sucesso de alcoólicos anónimos nasceram grupos especificos para usuários de drogas, Narcóticos Anonimos, etc. Organizados em milhões de pessoas, constituem uma comunidade mundial de adictos e alcoólicos em recuperação, que através da ‘terapia de grupo’ tentam ganhar diariamente a batalha da sobriedade.

Co-dependência: 50% de todas as crianças atendidas nos serviços psiquiátricos vêm de famílias de alcoólatras (Vaillant).

A doença é contagiante.

Um familiar acaba adquirindo hábitos e comportamentos de um dependente químico/adicto.

Ao perceberem, os familiares criaram "grupos de familiares co-dependentes".

Estes grupos ensinam o familiar a cuidar de si próprio para não sofrer tanto com o adicto.

Agora, claro que, frequentando um grupo, o familiar acaba descobrindo a existência do problema (co-dependência), como se manifesta e, assim, acaba também por agir de forma diferente junto ao dependente.

E no final influi na decisão de o dependente procurar ajuda também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Contador Grátis BlogBlogs.Com.Br