Olá, amigos leitores!
Primeiramente gostaria de me desculpar pela pequena ausência ao blog. Estive um pouco ocupado por esses dias, colocando a vida em ordem. Afinal de contas, não basta apenas deixar o crack, é preciso consertar alguns estragos que ficaram, não todos porque alguns não vão poder nunca ser consertados. Mas é isso aí, olhar adiante e seguir em frente, consciente dos erros passados, mas agora buscando me superar a cada dia. E claro, viver sem o crack. Também agradeço as inúmeras postagens e apoio que tenho recebido, tem sido muito importante na minha recuperação.
Completam-se hoje 38 dias desde a útltima vez que usei crack, não foi fácil, mas foi muito possível. Como ja contei em minha história, não procurei tratamento ou ajuda médica já que para isso, como eu já não tinha dinheiro algum, toda minha família saberia e apesar de todo apoio, que com certeza ganharia, seria muito doloroso. Mas eu tinha a certeza que cabia a mim sair daquela situação. Decidi que hora de parar, ja que eu ainda estava vivo, e de uma vez por todas dei um basta. Tem funcionado bem, mas claro que não é tão simples assim, precisa ter muita vontade, muita mesmo! Uma motivação interior muito forte.
Afim de buscar um pleno conhecimento sobre a situação brasileira com relação ao crack, ja que essa parte era até então ignorada por mim, tenho lido muito, buscando para assim escrever da melhor forma possível. E o que posso dizer a todos é que tenho me decepcionado muito. Há excelentes autores falando sobre o assunto em matérias realmente muito boas, mas o que me choca é o tamanho avanço que essa droga conseguiu. Eu achava que sabia muito bem sobre a situação do crack com relação a classe média, os danos socias causados pela droga e tudo mais, besteira! Eu não sabia nada.
A epidemia do crack, que foi iniciada em São Paulo na década de 80 destinada somente aos pobres, se espalhou definitivamente por quase todo o país. Quase todos porque nosso extremo norte parece ainda estar livre, não há relatos de apreensões significativas de crack no Amazonas. O fato é que deliberadamente a droga avançou país afora e conseguiu conquistar a classe média de forma assustadora. Uma classe aparentemente bem formada, esclarecida e que desde o começo parece ter ignorado essa droga e o seu poder de destruição principalmente por a considerarem como a droga do pobre, do favelado e que seus filhos, matriculados em boas escolas, nunca seriam atingidos. As consequências agora estão aí, batendo a porta. Pior cego é aquele que não quer ver, é a mais pura verdade.
Em quase todos os estados, a quantidade de apreensões de crack tem se multiplicado esmagadoramente. Alguns estados confirmaram um crescimento de até 10 vezes na quantidade apreendia nos últimos 5 anos. As clínicas de recuperação tiveram um aumento de cerca de 80% nas internações devido ao crack, clínicas essas particulares, de alto custo e antes procuradas na maioria por usuários de cocaína. Hoje a maioria são viciados em crack. Pelo menos a classe média ainda pode bancar o tratamento, que é caro e ineficiente na maioria dos casos. O poder de destruição do crack é tão grande, que na verdade, não há recuperação plena. Uma vez usuário, sua vida muda e a partir daí é necessário que haja um controle constante, algumas restrições. Não pode mais sujeitar-se a menor tentação que seja ou tudo pode voltar ao começo e as recaídas são sempre piores. Sei bem disso, por experiência própria.
Sempre leio que o perfil do usuário de crack mudou, não concordo. Acho que o crack é que ganhou um novo perfil de usuário, porque na verdade, analisando bem, todos terminarão miseráveis da mesma forma. Assim, no final, o perfil acaba sendo praticamente o mesmo. A diferença passa a estar apenas no que o usuário foi antes da droga. Esse é o maior problema do crack. Independente de quem seja o usuário e de seu poder aquisitivo o efeito da droga é o mesmo. Claro que na classe média os danos sociais parecem ser muito maiores, ha a impressão de que se tem muito mais a perder. Bons filhos, bons alunos, futuros excelentes profissionais, pouco importa. Tudo isso se vai com a chegada do crack e restarão apenas futuros mendigos.
Gostaria aqui de citar o trecho de um excelente texto de "Rubens Filho" falando um pouco sobre as drogas e as campanhas de prevenção, que recomendo a todos sua leitura
( http://www.amigosdepelotas.com/2009/06/drogas-nem-pensar.html )
"O que faz a droga? Ela permite momentos de fuga do "mundo real". Instantes de alívio justificáveis num país e num planeta que respondem aos problemas humanos com eficácia infinitamente menor do que os produz. Não é nada fácil para um jovem encarar a vida com otimismo num país com os problemas do nosso. O que dizer do planeta?, assolado pela destruição da natureza, pelo aquecimento global, pelo retorno da ameaça nuclear, pela epidemia de Aids...
Crianças e jovens consumindo drogas são o retrato de inúmeras falências políticas, econômicas, sociais, diplomáticas. São também uma expressão da crise de valores, inclusive dos meios de comunicação (os mesmos que promovem campanhas samaritanas), habituados a difundir, por exemplo, o esgoto de um Big Brother Brasil como modelo de comportamento para garotas e garotos.
Outra falha conceitual dessas campanhas é creditar a violência ao consumo de droga. Essa associação direta, além da carência de base científica, apenas reproduz um preconceito moral; afinal, mesmo que seja paradoxal, costuma-se igualmente creditar a indolência da juventude ao uso de drogas.
No fundo, essa relação droga-violência é um subterfúgio do poder público e da sociedade, pelo qual lavam as mãos diante de sua parcela de responsabilidade pela violência, obviamente motivada por outros tantos fatores muito mais sérios e complexos. Nesse cenário, a droga aparece como sintoma, não como causa."
Rubens também cita algo muito importante e que concordo plenamente, com total conhecimento de causa, que é a ineficiências das campanhas publicitárias de prevenção e combate e vê o refúgio nas drogas, no fundo, como nada mais sendo do que um depoimento de insatisfação com a realidade que nos cerca. Mas por que então nos refugiarmos ao invés de lutarmos para mudar essa realidade que nos cerca? Nos jovens podemos associar o uso de drogas à busca por novas emoções, aventuras, mas e nos já experientes adultos, o que podemos dizer? Na maioria podemos dizer o vício em drogas vem desde o tempo de jovem. Isso talvez explique o nível de degradação da nossa sociedade, que não é de agora, mas que vem desde muito tempo atras se evoluindo, fruto de um descaso geral.
Outro estudo muito interessante, que também recomendo, chamado "Seqüência de drogas consumidas por usuários de crack e fatores interferentes" (http://www.scielo.br/pdf/rsp/v36n4/11760.pdf), nos mostra que independente da classe, idade ou escolaridade todos os usuário de crack começaram com o álcool e cigarro. Pra quem sempre acho que por serem legais eram drogas amenas, ta aí! Eu sempre defendi a idéia de que tudo começa no álcool e cigarro, não na maconha, que é apenas pré cursor da ilegalidade e bem menos prejudicial socialmente que o álcool.
De fato, nossa situação é grave. Não podemos mais ignorar o crack ou mesmo considerar que estamos imunes, isso é ilusão. O crack está aí, e tem cada vez mais adeptos na classe média e está começando a atingir os ricos. Um exemplo disso nos foi mostrado ha pouco tempo atrás, uma mãe matar seu filho viciado em crack para poder se defender, uma família de classe média alta destruída pela droga. Isso nos mostra o poder que o crack tem. Não é algo com o qual podemos dormir despreocupados porque nunca nos atingirá. Qualquer pessoa está sujeita, é inegável.
É hora de repensar nossos conceitos e agir de maneira eficiente, não adianta apenas por a culpa no governo e sentarmos esperando que tudo se resolva. Precisamos agir, educar bem nossos filhos, impor limites, regras, dar orientação certa além de muito diálogo. É besteira dizer sempre que drogas são ruins, elas não são, suas consequências sim são devastadoras, mas os efeitos são incríveis, eu sei bem. O preço que se paga é que é muito alto, as vezes custa até a própria vida. É um jogo no qual é impossível ganhar. Não se preocupem em mudar o mundo e livrar todos os viciados, curar todos e tal. Cuide muito bem apenas daqueles que estão bem próximos a você. Conheço bem a história de um policia Militar, do DENARC, que lutou por mais de 20 anos de carreira contra o crack e perdeu seu filho para a droga. Cuidem dos que estão próximos, todos fazendo isso, certamente um dia resolveremos o problema pois atingiremos todos.
Quanto aos que ja se encontram afundados no crack, como eu estava, apenas confirmo que sem muita vontade e determinação por parte do usuário não há tratamento que funcione. Só com muita força de vontade e dedicação é possível superar qualquer vício. Mas só essa força de vontade, por si só, nem sempre é suficiente. O apoio e amor da família são fundamentais, além da busca por uma motivação que desperte a vontade de deixar o vício. Em primeiro lugar, não temos que curar a dependência física da droga, e sim a psicológica. Essa sim é fundamental pois sua mente comanda seu corpo. Foi isso que eu fiz e tem funcionado muito bem, sei que qualquer um também pode.
Há 5 anos
Querido amigo,
ResponderExcluirConte comigo para o que precisar! Saiba que você é uma pessoa de muito valor e de muita coragem. Persevere e não se arrependerá!
As drogas são a droga do mundo. Entrar nelas é fácil, mas sair deve realmente ser muito difícil e doloroso. É preciso muita força de vontade mesmo... e ter a consciência diária do estrago que as drogas são capazes de fazer no organismo humano.
Parabéns e conte com meu apoio nessa luta!
Abraços... boa sorte!
Cara eu fico me perguntando como pode existir algo como o crack, como uma coisa pode fazer sua vida não valçer nada e viver só para aquilo.. o problema como você falou é que hoje em dia todas as classes usam..O pior é que a droga chega como todas as outras " na naturalidade" falta informação, a informação ainda é muito pouco, as pessoas tem que saber que fumar crack não é como fumar maconha e que talvez na primeira vez que você taca fogo na pedra pode ser o começo de um abismo em sua vida, eu já disse aqui que tive um amigo que se matou por causa do crack, mais não para por ai aqui na minha cidade o negocio tah ficando muiiiiiito sério.. jah vi kras (issu mesmo, caras) de classe média alta que tipo estão se prostituindo pra comprar pedra.. ão exite nada pior isso tem que acabar ou o rasil vai por agua a baixo.
ResponderExcluirAe cara meus parabêns, eu vi que você estah um tempo sem postar e tinha achado ateh que vc tinha recaido.. mais você é muito guerreiro kra.. ou parabens mesmo.. você esta sendo o heroi da sua própria vida.. cara força kra.. !! tudo de bom ai
Olá, sou Luciana Moreira di portal Banco de Saúde, e estamos divulgando juntamente com outros blogs e sites, o movimento Espalhe Uma Vida Melhor.
ResponderExcluirAdorei a iniciativa do blog em oferecer informações que incentivam as pessoas a não utilizarem drogas.
Gostaria de ter o blog Crack Nunca Mais como parceiro nesse movimento que busca incentivar uma vida melhor e com mais saúde. Se for possível me mande um e-mail de contato para que eu possa explicar mais detalhadamente sobre o movimento e como podemos formar uma parceria através dele.
Meu e-mail é relacionamento@bancodesaude.com.br.
Um grande abraço.
Olá, meu nome é Rubens Filho.
ResponderExcluirDesculpe a demora na visita ao seu blog.
Fico contente que tenhamos encontrado conexão em algumas ideias sobre a complexidade do problema do crack e das drogas. Parabéns pela superação.
Abraço do Rubens Filho.
Muito obrigado a todos pelo apoio e carinho. Volto a afirmar que isso me mantém motivado e tem me ajudado muito a superar o vício. Continuo longe do crack, hoje completando 50 dias, cada vez mais decidido. Crack, pra mim, nunca mais. Um forte abraço a todos!
ResponderExcluirOi Vencedor. Agradeço o seu apoio ao movimento Espalhe Uma Vida Melhor. É muito importante a participação de portais que buscam incentivar um avida mais saudável.
ResponderExcluirAdmiro a sua iniciativa de buscar conscientizar as pessoas, através do blog, sobre o uso das drogas.
Um grande abraço.
Ajude-nos a divulgar também o movimento através de um post. Seria uma grand ajuda para que outras pessoas se estimulassem a participar.
O blog Crack Nunca Mis já se encontra na página do movimento, entre os colaboradores.
Conte sempre com o Banco de Saúde.
Obrigada!
parou de postar?
ResponderExcluirOlá, amigos! Descupem me pela falta de novas postagens. Estou com o tempo extremamente contado. Mas continuo firme em meu propósito. Não tive recaída nenhuma, estou ótimo, trabalhando e estudando muito pra recuperar o que deixei de ganhar. Estou hoje ha 66 dias sem o crack (desde de 14/06/08). Estou trabalhando em um novo post, onde tentarei explicar como se libertar do crack e ja estou quase terminando. Não será uma receita mágica, será apenas algo baseado em minha própria experiência e que tem funcionado muito bem comigo.
ResponderExcluirUm forte abraço a todos e mais uma vez muito obrigado por todo o apoio.
aew cara.. na espera .. continue firme
ResponderExcluirVinii! Mais firme que nunca! Três anos limpo! Sempre podemos vencer, só depende de nós! Um grande abraço!
ExcluirParabéns Vencedor!!!!!!
ResponderExcluirSua Vitória é certa.
Que DEUS continue te iluminando por toda sua vida
cara morreu, recaiu?
ResponderExcluirola vencedor
ResponderExcluirtenho lido muitas historias e sempre achei incrivel quando uma pessoa sozinha, consegue parar. Tenho uma amiga que alem de crack usava heroina e conseguiu parar sozinha. e tenho outra amiga que esteve internada e hoje participa das reunios dos Narcoticos Anonimos. Seja como for, da maneira que der, nao importa, o importante é estar limpo. um dia mais, e um dia mais e um dia mais. pra sempre.
voltarei a ver como voce esta. nao tenha vergonha se recaiu e nao sabe como voltar a escrever. Volte. sentimos sua falta.
Olá, Mariana! Obrigado pelo apoio e carinho. Já são mais de três anos sem o crack. Não tenho escrito realmente por falta de tempo. Alias, ha tempos tento fazer um novo post, mas sempre estou ocupado e sem palavras para isso. Recuperar o tempo perdido é impossível, mas tentei compensar esse tempo e isso se tornou uma rotina. Emprego, empresa, negócios, estudos. Acabei enterrando esse passado e quase o blog também. Mas sei que preciso escrever, até porque me sinto em débito com os leitores que tanto me deram apoio e carinho. Na verdade, a unica maneira de parar realmente é sozinho. O apoio da família, claro, é de suma importância, mas é impossível ajudar quem não quer realmente ser ajudado. O meu maior inimigo sempre fui eu mesmo! Sinte-se a vontade para me contactar, vidanovamundonovo@2gmail.com Um grande abraço!
ExcluirSeja firme. O que pude observar, nas sessões de ajuda a familiares usuários de crack (amor exigente) e mesmo pelas cartas que recebo de meu namorado (internado em uma fazenda há 4 meses) é que se voce esquece o lado espiritual, não segue os 12 passos, plenamente, voce é um alvo certo para a recaída. Vai ai uma dica. Reconheça seu vício e entregue-se à Deus de verdade. Ajudando os outros, voce estará se ajudando (assim não disse Jesus) amar ao próximo como a ti mesmo.
ResponderExcluirEspero que voce consiga. Aliás voce está limpo
Olá!Vimos que vocês desenvolvem uma Campanha relacionada ao Crack. Um belo trabalho o seu, que contribui para a conscientização da sociedade. Por isso, gostaríamos que você se tornasse um parceiro da primeira campanha do Ministério da Saúde para combater esta droga.
ResponderExcluirE para incentivar a garotada a ficar longe desta substância, criamos um site bem bacana, temos vídeos, músicas e um material bem abrangente que pode ser usado na conscientização. Queremos levar a sua história para o nosso site e gostaríamos também de contar a história deste lindo trabalho. O que acha desta idéia? Para mais informações ente em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
Assista ao novo vídeo da campanha de combate ao crack e faça parte desta luta: http://migre.me/gDkV .
VENCEDOR ASSIM COMO VC SOU UM vencedora pois usei crack pelo menos durante 10 meses e vi minha vida ruir de uma forma degradante e hoje estou recuperada.estou limpa ha 4 meses .para mim e uma vitoria pois eu fumava cargas e cheguei a fumar 1 kilo de pasta base em menos de 3 dias sozinha, sendo assim me considero uma sobrevivente deste mal denominado crack e gostaria muito de poder conversar com pessoas na mesma sintonia que eu no momemto pois gostaria de fazer pelo proximo o que nao fizeram por mim se for do seu agrado o mesmo por mim preoposto aguardo uma resposta pois ainda tenho amigos q se encontram na situaçao de usuarios e nao sei como ajudalos desde ja mt obrigado. ps:na epoca de usuaria nunca roubei ,matei ou ao menos cometi crime algun e nem me troquei pela droga e parei sem o suporte de nimguem por isso o motivo de meu orgulho.
ResponderExcluirDesculpe-me pela demora! Parabéns pela sua luta. Só com muita força de vontade podemos nos livrar deste mal. Não sei se ainda tem interesse, mas podemos conversar sim. Basta enviar e-mail para vidanovamundonovo@gmail.com
ExcluirOi vencedor, eu tbm passei por este problema, fiz um programa de recuperaçao e estou livre, so por hj, que Deus me conceda mais 24 horas de sobriedade, te aconselho a ir para uma clinica, sozinho é muiito dificil, torço por vc.
ResponderExcluirDeus te Abençoe !!
Vi vc dizendo que é estudante de direito, cara, eu peguei minha carteira de advogado e vinte dias depois estava dentro de uma clinica, foi uma loucura... Conheci muitas pessoas, e aprendi que sou um "dependente quimico", nao posso usar nada, sou compulsivo, nao tenho controle.. muiiitos acham que é balela, mas, vai por mim, a dependencia é como uma vela, ela depois de queimada nao pode ser reconstituida, quando vc volta, vc volta fumando em dobro..
ResponderExcluirfica com Deus..
depoiiis, me passa seu msn, pra gente trocar ideia.
fique com Deus.. e lembre-se do primeiro passo : "Admitir que somos hipotentes perante o alcool e a droga e perdermos o dominio da nossa vida"...
Amém !!
Não esqueça que vc. é muito importante para sua família. Todos querem a sua volta a vida.
ResponderExcluirSeja perseverante.vc consegue.
Fica com Deus.
Vencedor,
ResponderExcluirEspero que a sua ausência signifique apenas falta de tempo e não um mau sinal. Torço muito por você e espero que tenha forças para perseverar - você é muito maior que o crack. Jamais se esqueça disso.
Um grande abraço e muita fé - em Deus e em si mesmo.
Obrigado pelo apoio! Sim, extrema falta de tempo. Compensar todo o tempo perdido não foi nada fácil. Me dediquei ao extremo e tornei isso uma rotina. Já são mais de três anos sem o crack, com uma vida maravilhosa. Um grande abraço!
ExcluirOlá, amigos! Vim aqui para dizer que continuo bem firme no meu propósito e desejar a todos um ótimo ano novo, cheio de esperança saúde, paz e harmonia. Estou ótimo, graças a Deus e a muita força de vontade. Hoje posso garantir que o crack já não faz mais parte da minha vida e posso dizer que estou realmente recuperado. Um grande abraço a todos e meus sinceros agradecimentos por todo o apoio que recebi. Desculpem me pela grande ausência, pois trabalhei muito esse ano e isso me tomou todo o tempo. Mas voltarei a postar em breve. Nunca devemos desistir dos nossos sonhos.
ResponderExcluirHey como vc esta???
ResponderExcluircara fiquei limpo durante 1 ano e recai, so que dessa vez a coisa tah bem mais feia, nao consigo mais me controlar...isso eh mais um desabafo, estou desesperado, quero parar mais nao encontro forças, preciso de ajuda e espero contar com vc, sua historia me insentivou!
abraço e aguardo um retorno!
Muito boa tarde, amigo! Muitíssimo obrigado pelo apoio e carinho de todos. Desculpem-me pela ausência tão longa. Estou ótimo! Muitíssimo bem e livre do crack há mais de três anos já. E eu sequer havia percebido quanto tempo se passou. Foi um passado que, para mim, ficou enterrado. Completamente superado e praticamente esquecido. Gostaria que fosse assim pra todos que vivem esse mal. A todos que precisam de ajuda, digo-lhes que a maior ajuda que podem receber é a de vocês próprios! Nada pode superar sua força interior e determinação. É um vício extremamente difícil, mas nada pode ser mais forte que nós mesmo. Por isso sempre somos o nosso maior inimigo. Vença a si próprio e terá tudo o que deseja. Depois de tanto tempo afastado do blog, fica até um pouco difícil escrever. Penso hoje de uma maneira muito diferente. Mas espero que esse blog ainda possa ajudar alguém. Ha mais de um ano prometo escrever um post, até mesmo para dar uma satisfação aos amigos que aqui acompanharam a minha história. Espero conseguir até o final desse ano. Um enorme abraço a todos e mais uma vez, muito obrigado pelo carinho. Saúde e paz a todos vocês.
ResponderExcluir